Quarta, 24 de Fevereiro de 2021

Santos Dumont recebe kits para inseminação bovina

Santos Dumont e outros 34 municípios da Zona da Mata e Sul de Minas Gerais foram contemplados com equipamentos para melhoria genética do rebanho bovino. Na última segunda-feira, Elizângela Mendes, Assessora Especial na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, recebeu o kit que além de uma motocicleta e um botijão criogênico para armazenamento de sêmen bovino, contém ferramentas para a execução da inseminação artificial nos animais. A compra de kits para inseminação artificial de bovinos foi feita com recursos de emenda parlamentar impositiva estadual de 2020, de autoria da deputada Delegada Sheila

Os equipamentos recebidos terão grande validade na aplicação do Programa Mais Genética em Santos Dumont. O programa foi criado com o objetivo de assistir produtores pecuários mineiros, proporcionando o melhoramento genético do rebanho leiteiro e o aumento da produtividade por meio da inseminação artificial de bovinos. Com o programa, produtores de gado de leite e de corte passam a ter acesso a inseminações artificiais com sêmen de ótima qualidade, garantindo o melhoramento genético do rebanho. O resultado é uma maior produtividade e o aumento da renda ao produtor e sua família.

Na doação o município recebeu 360 doses de sêmen de gado Girolando. Segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, dentre as características de funcionalidade do gado Girolando, pode-se destacar a produtividade, a rusticidade, a precocidade, a longevidade e a fertilidade, além da alta capacidade de adaptação a diferentes tipos de manejo e clima. Com o melhoramento do gado Girolando a evolução dos índices zootécnicos é constante, registrando um aumento não só da produção de leite, mas também uma melhoria nas demais características de funcionalidade.

Outro bem recebido na doação foi uma motocicleta que será utilizada nos deslocamentos até as fazendas. Esse tipo de veículo torna-se uma importante ferramenta estratégica, que  proporciona deslocamentos em tempo hábil e com custo acessível, considerando os investimentos necessários à efetividade de cada inseminação.

Produtores sandumonenses interessados em participar do Programa Mais Genética podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária para realizarem seus cadastros. A secretaria atende de 12h às 17h, de segunda a sexta-feira no endereço Avenida Presidente Getúlio Vargas, 41S, centro (prédio do Sindicato Rural). Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária no número (32) 3252-7411.