Quinta, 07 de Agosto de 2025
Saúde da Mulher realiza palestra sobre aleitamento materno para gestantes
“Amamentar não é instintivo, é um ato de aprendizado, coragem e apoio”
O Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde promoveu ontem, 06/08, no espaço do Centro Cultural Paulo de Paula, a palestra “Amamentar não é instintivo, é um ato de aprendizado, coragem e apoio”.
Ministrada pela coordenadora do Saúde da Mulher, Aila Gomes, a palestra foi voltada às gestantes, lactantes, tentantes e mulheres que querem amamentar, com o objetivo de incentivar o aleitamento materno saudável e orientar sobre os benefícios para bebês e mães, além de dirimir mitos sobre o tema. O momento contou com conhecimento teórico, prático, troca de experiências e mitos e verdades sobre o tema.
De maneira bastante didática e carinhosa Aila discorreu sobre amamentação: os hormônios fundamentais na produção de leite, benefícios da amamentação para bebês e mães, como o estresse, insegurança, medo, comparações e desconforto atrapalham o aleitamento; importância do contato pele a pele com o bebê, alimentação saudável durante a amamentação e o leite materno como forma de alimentação mais completa e recomendada nos primeiros seis meses de vida do bebê, sendo essencial para o seu desenvolvimento e saúde.
O evento foi encerrado com distribuição de brindes para as gestantes e um lanche de confraternização.
O Programa Saúde da Mulher atende e acompanha cerca de 60 gestantes, oferecendo orientações, apoio, exames e consultas com obstetras nas tardes de terças e sextas – feiras, na Policlínica.
Arquivos: