Terça, 07 de Abril de 2026
Sec. de Educação implanta Sistema de Gestão Escolar Digital
Rotinas escolares centralizadas em uma única plataforma
A Secretaria Municipal de Educação está implantando o Sistema de Gestão Escolar Digital em toda a rede municipal de ensino. Uma modernização que beneficiará a comunidade escolar: gestores, professores, alunos e famílias, tornando os processos mais organizados, seguros, ágeis e transparentes, facilitando o dia-a- dia escolar.
Os treinamentos, visando a formação de diretores, supervisores, professores e auxiliares de educação das escolas, começaram neste mês de abril, de forma online, em etapas separadas, e devem continuar até alcançar a capacitação de todos com o novo sistema.
Segundo a Chefe de Divisão de Ensino profa. Carla Rosita, até recentemente, nas escolas da Prefeitura, toda a documentação escolar era realizada de forma manual. Professores registravam notas em cadernos e diários físicos, as faltas eram registradas em planilhas impressas e conteúdos em pastas físicas. Um processo que demandava tempo, exigia grande esforço das equipes e dificultava o acesso rápido às informações por parte dos docentes e do corpo técnico-administrativo das escolas e da própria Secretaria de Educação.
Com a implantação do sistema de gestão escolar digital, todas as rotinas feitas de forma manual passarão a ser centralizadas em uma única plataforma, na qual os professores poderão lançar notas, faltas, planejar aulas e disponibilizar conteúdos de forma prática diretamente no sistema. Gestores escolares terão acesso imediato a relatórios consolidados, facilitando o acompanhamento do desempenho dos estudantes e ações posteriores.
A profa. Carla Rosita explicou que as famílias também participarão do processo, por meio de um aplicativo de acesso a vida escolar dos filhos, em tempo real. “Esperamos, com o sistema digital, fortalecer a comunicação entre a escola e a comunidade”.
Para o secretário de Educação, Douglas Tavares, a mudança representa um avanço importante para a educação municipal, garantindo mais agilidade e eficiência na gestão escolar. “Estamos colocando as escolas em sintonia com as demandas atuais da sociedade, desburocratizando o processo administrativo por trás do aprendizado, além de otimizar as respostas aos alunos e de ganharmos, eliminando o excesso de papel nas escolas e Secretaria.”
O prefeito Pacífico Júnior vem acompanhando a implantação do sistema digital na Educação e acredita ser essencial investir em tecnologia para oferecer uma educação cada vez melhor. “Seguimos avançando principalmente na educação”.
Arquivos: