Segunda, 25 de Agosto de 2025
Secretaria de Saúde promove momento de reflexão sobre temas voltados à população LGBTQIAP+
O foco do encontro foi acolhimento, escuta e educação
A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Estratégia de Saúde da Família, realizou na tarde do último dia 22/08, um momento de reflexão e de informação, “Saúde com Todas as Cores”, sobre temas voltados à população LGBTQIAPN+ e à comunidade geral.
Com foco em acolhimento, escuta e educação, o evento aconteceu no Auditório da Faculdade Santos Dumont – FESJ, tendo como público maior enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários das Unidades Básicas de Saúde.
Presente ao momento, o prefeito Pacífico Júnior ressaltou que“uma sociedade mais justa e inclusiva, que é a que buscamos, é aquela que respeita e acolhe as diferenças e as dores de cada um de nós. Por isso, sintam-se todos abraçados por mim e pela cidade de Santos Dumont. Coloco o meu Gabinete à disposição para incentivarmos mais iniciativas que promovam a inclusão social e o respeito à diversidade”.
O evento foi aberto com a fala da enfermeira do Centro de Tratamento e Aconselhamento - CTA Maria Helena, que fez uma explanação sobre IST – Infecções Sexualmente Transmísseis, abordando as infecções, doenças e os tratamentos e acompanhamentos desenvolvidos no CTA, em nossa cidade.
A advogada Dra. Marcella Pádua, pós-graduada em Criminologia, Processo e Administrativo, apresentou uma breve atualização dos direitos da população LGTQIAPN+, com ênfase para o âmbito criminal, familiar e relativos à família, destacando um assunto de grande interesse que é o Nome Social.
Posteriormente, uma roda de conversa foi formada com os profissionais Cacá Frizeiro, psicólogue, Thiago Moreira, assistente social,Pedro Nolasco, cientista social, Rodrigo Silva, professor, Sidney Aurun, assistente social, Alice Neves, bacharelanda em Direito, que abordaram temas como: Política Nacional de Saúde Integral, processo transsexualizador no SUS, identidade de gênero, normas, padrão, modelo binário de gênero, promoção e defesa dos direitos humanos, entre outros de interesse para a comunidade LGBTQIAPN+.
Secretário Valter Barbosa faz abertura oficial do evento
“Quero começar expressando meu reconhecimento e meu parabéns à Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Yasmim Raviere, que com dedicação e sensibilidade organizou este encontro. A atenção primária é a porta de entrada do nosso sistema, é onde os vínculos são criados e as diferenças respeitadas, e ver a equipe engajada em promover este debate nos enche de orgulho e esperança.
Registro também minha gratidão e admiração aos palestrantes que aceitaram o convite para estar conosco. Sua presença, suas experiências e suas trajetórias são fundamentais para abrilhantar este evento, pois é no compartilhamento de vivências que encontramos inspiração para transformar realidades. Agradeço também aos dirigentes da FESJ pelo apoio a este evento e disponibilização deste espaço.
“Saúde com Todas as Cores” não é apenas um título, mas um compromisso. É o reconhecimento de que cada pessoa tem direito a um atendimento digno, acolhedor e de qualidade, independentemente de sua origem, identidade ou condição social. Promover a inclusão na saúde significa, antes de tudo, garantir que cada voz seja ouvida, que cada necessidade seja respeitada e que cada cidadão tenha a oportunidade de viver com dignidade.
Que este encontro seja um marco de fortalecimento da nossa rede de saúde, ampliando olhares, quebrando barreiras e reafirmando o nosso compromisso com uma saúde verdadeiramente universal, integral e equitativa”.
Arquivos: