Sexta, 22 de Outubro de 2021

Semana da Asa terá programação em vários seguimentos em Santos Dumont

A Semana da Asa em 2021 terá celebrações em diversos segmentos no município. As celebrações começam já a partir de hoje no setor de gastronomia, com o início do II Fest Boteco, organizado pela Associação Comercial em parceria com a Prefeitura. Além disso, amanhã (23) acontece um Passeio Ciclístico e outras atividades culturais, incluindo o lançamento especial de uma música gravada pela banda 14 Bis em homenagem a Alberto Santos Dumont, comemorando o 115º aniversário do voo do seu avião mais famoso.

II Fest Buteco - 22 de outubro a 21 de novembro

Com o intuito de valorizar a cultura local, o II Fest Buteco trás para a população 8 pratos promocionais da campanha oferecidos por 8 restaurantes participantes, que foram concebidos com uma temática alusiva ao filho mais ilustre da cidade, Alberto Santos Dumont.

O festival contou com uma consultoria especial da Escola de Gastronomia  do Senac/Barbacena. Todos os pratos do festival terão preço fixo de R$30,00 servindo até duas pessoas. O II Fest Buteco premiará ainda o melhor prato desta edição. A organização promoverá a eleição do melhor prato, escolhido através de um júri técnico composto por profissionais do Senac/Gastronomia e com a participação do público, que poderá votar através das redes sociais da ACE/CDL. Clique aqui para conhecer os pratos e restaurantes participantes.

Passeio Ciclístico - 23 de outubro, 8h30

O passeio acontecerá na manhã de sábado, 23, a partir das 8h30 da manhã, e pretende valorizar o lazer ao ar livre, como uma mensagem de esperança na retomada gradual de atividades durante a pandemia da Covid-19.  O evento é organizado pela Prefeitura de Santos Dumont e conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais. Haverá também suporte médico com ambulância à disposição durante todo o percurso, além de distribuição de água para os ciclistas.

Para participar é necessário preencher uma ficha de inscrição disponível em nosso site e entregá-la no departamento de cerimonial da Prefeitura de Santos Dumont. A inscrição só será validada no ato da entrega na sede da Prefeitura. Os 180 primeiros inscritos ganharão uma camisa comemorativa do evento.

Lançamento de “O Sonho de Voar”, com a banda 14 Bis - 23 de outubro, 9h

Para festejar uma data tão importante como o 23 de outubro, a Banda 14 Bis, que teve seu nome inspirado na invenção de Alberto Santos Dumont, gravou uma música que conta, de maneira poética, a trajetória do Pai da Aviação. O ritmo e sonoridade característicos da banda estão presentes e certamente trarão emoção aos sandumonenses na manhã de sábado.

A letra da música conta a história do menino que, ao ver os pássaros no céu da fazenda onde morava (Casa Cabangu), sonhou com o dia em que pudesse ver também o homem voar. Os incontáveis experimentos que o levaram até sua obra mais conhecida, que encantou o mundo ao decolar em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, Paris.

A música conta com a composição e participação especial de três sandumonenses. Fabrício Andrade e Chafic Lays são os responsáveis pela letra, enquanto Tiago Guimarães trouxe linhas de saxofone que enriqueceram o arranjo musical, que é de autoria de Vermelho, Cláudio Venturini e Christiano Caldas.

A música terá lançamento nacional em diversas rádios do Brasil neste sábado, 23, às 9h da manhã. Em Santos Dumont você poderá ouvir pelas rádios Cultura (AM 1580),  São Miguel (FM 98.7) e SintoniaSD. Além disso, o clipe também estará disponível nas redes sociais e canal do YouTube da Prefeitura de Santos Dumont.

Live cultural com Laurete Godoy - 23 de outubro, 10h

Complementando a programação do dia 23, uma live especial com Laurete Godoy celebrará o 115º aniversário do vôo do 14 Bis. A transmissão acontecerá às 10h da manhã, pelo instagram da Cultura Sandumonense (@culturasdmg).

Laurete Godoy é escritora e é a responsável por títulos como "O Jovem Santos-Dumont", "Santos-Dumont - O Sonho que Criou Asas" e "Santos-Dumont - O Menino Voador", que contam a história de Alberto Santos Dumont. Em 2005 o lançamento de “O Jovem Santos-Dumont” representou o primeiro ato oficial das comemorações do centenário da invenção do 14-Bis.

Acompanhe a programação especial da Semana da Asa 2021 pelas redes sociais da Prefeitura de Santos Dumont.