Sexta, 18 de Junho de 2021

Tira-dúvidas sobre a vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19

Tira-dúvidas sobre a vacinação de grupos prioritários contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 em Santos Dumont avançou bastante nos últimos dias. No decorrer dos dias, todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização e no Plano de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19, ambos desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, tiveram suas campanhas iniciadas. 

 

Nesta semana foi possível atender professores, trabalhadores da limpeza urbana, motoristas, caminhoneiros, trabalhadores ferroviários, industriais e diversos outros grupos classificados como prioritários.

 

E a vacinação avança a cada dia. Com a chegada de novas doses prevista para a próxima semana, a expectativa da Secretaria de Saúde é dar início a vacinação por idade já nos próximos dias. Porém, com o avanço desta semana muitas dúvidas surgiram entre os grupos que já são atendidos. 

 

Para sanar essas questões, preparamos um tira-dúvidas com as principais perguntas apresentadas nas redes sociais nos últimos dias para que aqueles que já podem se imunizar fiquem atentos e iniciem o processo de imunização. Veja abaixo as perguntas e respostas:

 

A vacinação para trabalhadores industriais acaba nesta sexta-feira?

 

Não! Assim como acontece com todos os grupos já atendidos, em Santos Dumont a vacinação não é limitada a apenas um ou dois dias. Trabalhadores industriais que não puderem comparecer hoje (18/06) poderão se vacinar na semana que vem.

 

Gestantes e puérperas podem se vacinar? E Lactantes?

 

Sim! Recentemente, após uma nova orientação do Ministério da Saúde, a imunização de grávidas e puérperas sem comorbidades foi novamente autorizada com a utilização da Coronavac e da Pfizer, desde que haja recomendação médica.

 

Já no caso das lactantes este grupo não é prioritário para imunização neste momento, de acordo com o Plano Nacional de Imunização.

 

Está havendo aplicação de segunda dose da Coronavac?

 

Sim, porém, essa aplicação está condicionada a disponibilidade de doses fornecidas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, todas as doses recebidas deste imunizante em Santos Dumont estão sendo direcionadas para aplicação de segunda dose.

 

Sou do grupo prioritário mas tive Covid-19, posso me vacinar?

 

Pessoas que foram acometidas com a Covid-19 devem esperar o prazo mínimo de 30 dias do aparecimento de sintomas para tomarem a primeira dose do imunizante. Caso você tenha tido a doença recentemente, pode aguardar tranquilamente que ao final do prazo você será imunizado.

 

Posso tomar a vacina contra a Covid-19 e também a da Gripe?

 

Sim! Pessoas que já iniciaram o processo de imunização contra a Covid-19 podem tomar a vacina contra o Influenza, desde que aguarde o prazo mínimo de 14 dias entre a aplicação das vacinas. Caso você faça parte de um grupo prioritário contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é de priorizar a imunização contra o novo coronavirus.

 

Como posso comprovar meu trabalho no setor industrial?

 

Uma das formas mais efetivas de comprovar a relação trabalhista no setor industrial é através do comprovante emitido pela empresa com o CNAE de atuação da mesma. Para saber se sua empresa possui um CNAE contemplado nesta etapa, acesse a lista de CNAEs completa que disponibilizamos em nosso portal, santosdumont.mg.gov.br


 

Preparamos também uma lista com todos os CNAEs de empresas cujo seus trabalhadores já podem iniciar o processo de imunização contra a Covid-19, previsto no PNI. Clique aqui e veja

 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação