Sexta, 14 de Maio de 2021

Trânsito da região central sofre alterações

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito - SMTT, tem realizado ajustes na sinalização horizontal em diversas ruas da região central com o objetivo de dar mais fluidez e organização no trânsito, sobretudo, em horários de pico.

Além das mudanças, um outro ponto que é necessário atentar-se para que a fluidez do trânsito na região central seja maior nos horários de grande movimento, é a conscientização e respeito por parte dos motoristas, motociclistas e pedestres das normas de trânsito. É necessário obedecer as placas de proibido parar e estacionar e também das vagas destinadas ao estacionamento. Motocicletas e carros possuem vagas de estacionamento distintas umas das outras, e não podem um ocupar a vaga do outro.

Elencamos algumas das principais mudanças para que a população esteja ciente das mudanças implementadas.

Vagas de estacionamento para carros e motocicletas

Uma das mudanças implementadas está relacionada às áreas de estacionamento nas vias públicas, que agora são demarcadas por vagas, objetivando garantir maior organização na ocupação das vagas. Um dos problemas identificados é a utilização de vagas de carros por motocicletas, fato que muitas vezes inviabiliza  a utilização de uma vaga para carros. Na revitalização da sinalização horizontal, as vagas dedicadas exclusivamente para o estacionamento de motocicletas estão sendo remarcadas. Diversas ruas da região central contam com essas vagas exclusivas para este tipo de veículo.

Treze de Maio e Luiz Cunha

Algumas das mudanças realizadas pela secretaria são a troca da guia de estacionamento nas ruas Treze de Maio e Luiz Cunha, que anteriormente estavam alocadas à esquerda da guia e agora estão do lado direito. O diretor da secretaria, Paulo Barreto, explica que essas alterações são com o objetivo de garantir mais fluidez no tráfego das duas ruas: “existe um ponto de ônibus na rua Luiz Cunha no lado direito, logo depois do acesso à rua P. José Maria Pitela, e logo em seguida o estacionamento de veículos era feito do lado esquerdo. Isso provocava engarrafamentos quando havia um ônibus parado para embarque e desembarque. Agora tanto o ponto, quanto o estacionamento de veículos ocupam o mesmo lado da via.”

A Rua Treze de Maio é considerada uma via importante para o acesso ao maior bairro da cidade, Córrego do Ouro. Recentemente pavimentada, a rua que agora promove maior fluidez e agilidade para quem escolhe o acesso por ela também teve o estacionamento de veículos com o lado alterado. Paulo Barreto também explica: “Na rua Treze de Maio nós temos um embarque e desembarque constante na Apae, que agora é feito do lado lado direito da rua, garantindo às crianças segurança para desembarcarem na calçada. Colocamos também uma faixa de pedestre e sinalização vertical para dar segurança às crianças na travessia.” Um outro ponto importante a se destacar sobre a rua é a importância no tráfego de veículos pesados ao Córrego do Ouro e outros bairros da região, que é exclusivamente feito pela via.

Av Presidente Getúlio Vargas e R. Antônio Abud

Uma das principais alterações realizadas na Av Presidente Getúlio Vargas é abertura de uma parada para ônibus próximo à entrada do calçadão da Antônio Ladeira, sentido rodoviária. Este ponto passa a ser dedicado exclusivamente para o embarque e desembarque de passageiros em ônibus interurbanos e fretados, não sendo utilizado pelas linhas urbanas, que continuará contando com o ponto próximo ao Colégio Municipal São José como principal da região central neste sentido.

Também na avenida Presidente Getúlio Vargas e na rua Antonio Abud estão sendo implementadas faixas duplas que objetivam aumentar a fluidez para diferentes sentidos de intercessão. No caso da Getúlio Vargas, na altura do Shopping Campos Henriques há um entroncamento com a rua Sérgio Neves. No local haverá a segunda faixa de acesso exclusivo à Sérgio Neves. O mesmo acontece na Antônio Abud, que intercede com a rua Antônio Ladeira (pontilhão da estação), que ganha faixa de acesso exclusivo aos bairros N. Sra. Aparecida, Córrego do Ouro, Campo Alegre e outros distritos. Nestes dois casos, algumas vagas de estacionamento foram fechadas e é preciso atentar-se para não parar em local proibido.

Reunião para discutir outras alterações

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito realizou ainda uma reunião com o Conselho Municipal de Trânsito e convidou a 63º Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, no qual foram apresentadas e discutidas novas propostas, além de alterações já realizadas no trânsito da região central durante as últimas semanas. O objetivo foi o de sanar demandas relacionadas à mobilidade urbana que vem se agravando nos últimos meses em horários de grande circulação no trânsito.