Segunda, 12 de Abril de 2021

Vacinação contra a Gripe começa em Santos Dumont

Vacinação contra a Gripe começa em Santos Dumont

A Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2021 começa hoje em Santos Dumont e em todo o Brasil. A meta da campanha, que vai de 12 de abril a 9 de julho, é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. O número representa quase 80 milhões de pessoas em todo país.

 

Devem tomar a vacina crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, população indígena, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. 

 

Em 2021, o Ministério da Saúde inverteu a ordem de vacinação dos grupos considerados prioritários da campanha. De acordo com a pasta, a mudança aconteceu para evitar o conflito de datas entre as campanhas de imunização contra o Influenza e a Covid-19, uma vez que, neste momento de abertura da campanha contra a gripe, idosos ainda são vacinados por todo o Brasil contra a Covid-19.

 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, caso uma pessoa seja pertencente a grupos prioritários das duas campanhas e as datas de imunização coincidem, é recomendado que a vacina contra a Covid-19 seja priorizada, e a imunização contra a gripe aconteça, pelo menos, 14 dias após a aplicação da segunda dose contra o novo coronavírus. 

 

De hoje, 12 de abril, até 10 de maio, acontece a primeira fase da campanha. Nela, serão vacinadas crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, povos indígenas e trabalhadores da Saúde. Já entre os dias 11 de maio e 8 de junho, serão atendidos idosos com 60 anos ou mais e professores. 

 

A terceira e última fase da campanha é a que possui mais grupos atendidos. O período, que vai de 9 de junho a 9 de julho, será dedicado a vacinar pessoas com comorbidades do Influenza, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo de passageiros urbano e rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. 

 

Em Santos Dumont a vacinação contra a Gripe acontecerá na Sala de Vacinas do município, exceto para trabalhadores da saúde. Este grupo será vacinado em seus locais de trabalho de acordo com cronograma expedido pelo Departamento de Vigilância em Saúde. O prédio está localizado na rua na Rua Dr Guilherme de Castro, número 751, no antigo prédio da policlínica.

 

As informações relativas ao plano de vacinação do Ministério da Saúde estão disponíveis em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-04/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-segunda 


 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação