Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

30º

20º

Quarta, 16 de Junho de 2021

Vacinação contra a Gripe está na terceira e última fase

Vacinação contra a Gripe está na terceira e última fase

Já está em andamento a terceira e última fase da vacinação contra a Gripe em todo o território nacional. Nesta etapa, vários grupos poderão se imunizar contra o Influenza. Confira abaixo a lista de grupos que compõe a terceira fase:

 

  • Comorbidades

  • Pessoas com deficiência permanente

  • Caminhoneiros

  • Transporte coletivo de passageiros

  • Trabalhadores portuários

  • Forças de segurança e salvamento

  • Forças armadas

  • Trabalhadores do sistema de privação de liberdade

  • População privada de liberdade

  • Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas


 

A Campanha de Vacinação contra a Gripe de 2021 está em andamento desde o início de abril em Santos Dumont e em todo o Brasil. A meta da campanha, que vai até o dia 9 de julho, é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. O número representa quase 80 milhões de pessoas em todo país.

 

A vacinação contra o Influenza tem acontecido de segunda a sexta, na Sala de Vacinas do município, e também em todas as Unidades Básicas de Saúde, exclusivamente às sextas-feiras. O atendimento acontece sempre das 9h às 16h30.

 

Devem tomar a vacina crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, população indígena, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. 

 

Em 2021, o Ministério da Saúde inverteu a ordem de vacinação dos grupos considerados prioritários da campanha. De acordo com a pasta, a mudança aconteceu para evitar o conflito de datas entre as campanhas de imunização contra o Influenza e a Covid-19, uma vez que, neste momento de abertura da campanha contra a gripe, idosos ainda são vacinados por todo o Brasil contra a Covid-19.

 

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, caso uma pessoa seja pertencente a grupos prioritários das duas campanhas e as datas de imunização coincidem, é recomendado que a vacina contra a Covid-19 seja priorizada, e a imunização contra a gripe aconteça, pelo menos, 14 dias após a aplicação da segunda dose contra o novo coronavírus. 

 

As informações relativas ao plano de vacinação do Ministério da Saúde estão disponíveis em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2021-04/campanha-nacional-de-vacinacao-contra-gripe-comeca-segunda

 

Rodrigo Abreu

Assessoria de Comunicação