Quinta, 03 de Julho de 2025
3ª Roda de Conversa com a temática Congada e Afromineiridades debate volta de congada e seu valor afetivo e histórico
Departamento de Cultura e Coletivo Ponto do Samba divulgam a Congada
Aconteceu no último domingo, dia 29/06, no Centro Cultural Paulo de Paula (CCPP), a 3ª Roda de Conversa com a temática Congada e Afromineiridades, promovida pelo Coletivo Ponto do Samba em parceria com as Bandas de Congada Dançante das cidades de Ibertioga, Piedade do rio Grande e de nossa cidade.
Dentre os presentes, os palestrantes mestres da cultura popular Capitão Jocimar Aquino (atual Capitão da Congada de Ibertioga/MG) e Capitão Paulo Nézio (1° Capitão da Congada de Ibertioga/MG), na mediação Iasmim Alice, Mestra em Artes pela UEMG -Universidade do Estado de Minas Gerais.
O evento, de caráter formativo, teve a exibição de curta metragem contando a história da Banda Dançante de Congado e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário da cidade de Ibertioga. Logo após foi aberta a roda de conversa, que possibilitou conhecer mais sobre o gênero cultural, entender o sagrado e a forma de culto, compreender a ancestralidade presente, o sagrado que dança, os itens para sua realização e qual o objetivo de uso de cada objeto. Além de trazer as questões sócio-político culturais da Congada e Moçambique.
Na oportunidade foram expostas fotos da Banda Dançante de Congada e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de nossa cidade e suas indumentárias, acrescidas das de Ibertioga, guizos, fitas e outros adereços.
Em sua fala, Capitão José Imar, da Banda Dançante de Nossa Senhora do Rosário de Santos Dumont/MG, falou de seu anseio para a volta das atividades de Congada, do seu valor histórico e afetivo para os envolvidos e para o município e enfatizou a importância do apoio da Prefeitura, por intermédio do Departamento de Cultura, e do Coletivo Ponto do Samba em trazer essa questões em voga para conhecimento da população.
Arquivos: