Quinta, 13 de Fevereiro de 2025
Carnaval 2025 terá a participação de mais de 30 blocos caricatos
Prefeito Pacífico Júnior quer resgatar os bons tempos do carnaval de nossa cidade. Uma festa para a família
Carnaval 2025 terá a participação de mais de 30 blocos caricatos
Mais uma importante reunião aconteceu ontem, 12/02, no Centro Cultural Paulo de Paula, promovida pela Comissão Organizadora do Carnaval 2025. O objetivo é manter todos muito bem conectados para que a festa de Momo seja um sucesso e consiga trazer a alegria e a animação dos velhos carnavais sandumonenses.
Presentes os representantes dos blocos caricatos, cerca de 32 programados para concentrar e sair ou só concentrar, a Comissão do Carnaval, o secretário de Turismo Inácio Barbosa e o comandante da 63ª Cia PM, Cap. Vitorino. O encontro foi um momento muito positivo de trocas de informações, experiências e recomendações, em conformidade com as normas estipuladas pelo Decreto 3.898 de 21/01/2025.
Iniciando a reunião, o vereador Valmir Teteco elogiou a Comissão do Carnaval 2025, pela sua organização e prontidão em realizar diversos encontros com partes do público envolvido.
O comandante Cap. Vitorino também destacou o trabalho realizado pela Comissão desse ano, de planejamento e boa vontade para que tudo dê certo, inclusive a programação com horários distintos para não atrapalhar a festa e os shows no centro da cidade.
O secretário Inácio enfatizou o projeto do prefeito Pacífico Júnior de resgate dos bons tempos do carnaval de nossa cidade, quando ocorria com muito animação e brincadeiras saudáveis, sem violências, numa festa para as famílias usufruírem. “O prefeito Pacífico Júnior fez questão de priorizar a estrutura do carnaval, com segurança, shows todos os dias, fiscais para monitoramento, iluminação, trio elétrico, para que a população volte a prestigiar a alegria dessa festa na cidade e para que circule dinheiro para os envolvidos, movimentando a economia e o turismo”.
A presidente da Comissão Letícia Faria solicitou aos blocos respeitarem o cronograma de horário, para que não ocorram atrasos e para que os foliões e famílias possam participar da festa durante o dia. Também foi distribuída nova programação dos blocos, devido às últimas alterações ocorridas e entrada de novas atrações.
O membro da Comissão Renan de Souza solicitou dos blocos o alvará de liberação do Corpo de Bombeiros Militar, de Juiz de Fora, respeitando Instrução Técnica N. 33 e N.39, referente a blocos, inclusive com preenchimento correto do formulário no que diz respeito ao número de componentes, uma vez que essas informações serão úteis para a Polícia Militar planejar a distribuição de efetivos na concentração dos blocos e segurança nas ruas.
Principais medidas acordadas:
. Alvará de inscrição no Corpo de Bombeiros Militar /MG- Juiz de Fora;
. Preenchimento correto do formulário com número de componentes próximo da realidade;
. Obediência aos horários da programação, sem atraso na saída dos blocos, para não causar atrasos nos shows do Centro;
. Distância de segurança do trio elétrico parado na concentração, sem pessoas dentro do mesmo;
. Som baixo ao passar perto do Hospital de Misericórdia;
. Foliões passar sempre pelos mergulhões e longe de travessias, linha férrea, pontes e viadutos;
. Encerramento do som no Centro da cidade às 2horas da madrugada;
. Fechamento da Praça de alimentação às 3horas da madrugada;
. Garrafas e copos de vidro somente dentro dos bares e restaurantes;
. Somente copos de plásticos nos blocos, com responsabilidade dos presidentes de blocos nesse quesito;
. Isolamento e cavaletes à disposição dos blocos para impedir veículos pesados nas ruas das concentrações;
. No período do carnaval a Prefeitura solicita a retirada de caçambas das ruas, para evitar riscos;. Vigilância Sanitária atenta à fiscalização de barracas e ambulantes, todos tem direitos e deveres e
. Durante os dias de Carnaval, de 26 de fevereiro até o dia 4 de março, a cidade terá um esquema de segurança nos espaços públicos, realizado pela PMMG, equipe de brigadistas, seguranças particulares, além de fiscalização dos blocos e dos ambulantes por parte da Prefeitura.
Arquivos: