Segunda, 13 de Outubro de 2025
Secretário do Meio Ambiente participa de reunião na unidade do IEF - SEMAD em Barbacena
Projetos das áreas de preservação ambiental do município foram apresentados para captação de recursos ambientais
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer participou na tarde do último dia 10/10 de um encontro no Instituto Estadual de Florestas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - IEF SEMAD, unidade regional em Barbacena, para tratar de assuntos ambientais referentes ao nosso município.
O evento contou com a presença de vários gestores e entidades internacionais representados: Ricardo Ayres Loschi - supervisor do IEF, Ana Paula Ribeiro - analista de Sistemas da Unidade e Conservação, Arthur C. Pentermccelli - Biólogo da The Nature Conservancy Brasil e Pedro Furtado - Agrônomo da TNC Brasil. Acompanhando o secretário Inácio Barbosa e o assessor Waldyr Duarte da SEMATEL , foram o biólogo e professor José Carlos de Paula, e o engenheiro Ambiental Sanitarista Fabiano Diogo.
Entre outros temas discutidos,foram pautas as áreas de preservação ambiental, como o Parque da Lagoa, a mata do Horto Florestal , a mata do cabangu, a mata do quartel, as grotas dos puris e a fazenda da lavra no Bairro da Glória, que de acordo como secretário Inácio, estão incluídas no sítio da Proteção Ambiental, de fauna e flora intactas, inclusive declaradas sob conservação, pela lei Orgânica Municipal e Decretos do Poder Executivo.
A equipe de trabalho analisou os projetos e acolheu as diretrizes apresentadas pelo prefeito Pacífico Júnior, por intermédio de sua equipe da SEMATEL. Na oportunidade, o secretário fez a defesa de que nosso município está trabalhando há vários anos na preservação desses sítios e glebas de sustentabilidade, sem nada receber como compensação financeira aos cofres públicos, enfatizando que por causa dessas reservas e as áreas alagadas, a cidade não consegue explorar todo seu potencial na produção agropastoril, industrial e nos empreendimentos urbanos, perdendo para outras cidades da região que possuem mais recursos.
Novas reuniões foram marcadas e inclusive visitas in loco pelos representantes do IEF, para conhecimento das áreas citadas em Santos Dumont. Segundo Inácio, o destaque serão os estudos para captação de recursos e regularização de manejo das áreas, objetivando a vinda de compensação financeira dos créditos de carbono e royaltes ambientais, como temos direito pela legislação nacional.
Arquivos: