Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

25º

18º

Segunda, 13 de Outubro de 2025

Secretário do Meio Ambiente participa de reunião na unidade do IEF - SEMAD em Barbacena

Projetos das áreas de preservação ambiental do município foram apresentados para captação de recursos ambientais

             A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Lazer participou na tarde do último dia 10/10 de um encontro no Instituto Estadual de Florestas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável -  IEF SEMAD, unidade regional em Barbacena,  para tratar de assuntos ambientais referentes ao nosso município.

            O evento contou com a presença de vários gestores e entidades internacionais representados: Ricardo Ayres Loschi - supervisor do IEF, Ana Paula Ribeiro - analista de Sistemas da Unidade e Conservação, Arthur C. Pentermccelli - Biólogo da The Nature Conservancy Brasil e Pedro Furtado - Agrônomo da TNC Brasil. Acompanhando o secretário Inácio Barbosa e o assessor Waldyr Duarte da SEMATEL , foram o biólogo e professor José Carlos de Paula, e o engenheiro Ambiental Sanitarista Fabiano Diogo.

            Entre outros temas discutidos,foram pautas as áreas de preservação ambiental,  como o Parque da Lagoa,  a mata do Horto Florestal , a mata do cabangu, a mata do quartel, as grotas dos puris e a fazenda da lavra no Bairro da Glória,  que de acordo como secretário Inácio,  estão incluídas no sítio da Proteção Ambiental, de fauna e flora intactas,  inclusive declaradas sob conservação,  pela lei Orgânica Municipal e Decretos do Poder Executivo.

            A equipe de trabalho analisou os projetos e acolheu as diretrizes apresentadas pelo prefeito Pacífico Júnior, por intermédio de sua equipe da SEMATEL. Na oportunidade, o secretário fez a defesa de que nosso município está trabalhando há vários anos na preservação desses sítios e glebas  de sustentabilidade, sem nada receber como compensação financeira aos cofres públicos, enfatizando que por causa dessas reservas e as áreas alagadas,  a cidade não consegue explorar todo seu potencial na  produção agropastoril, industrial e nos  empreendimentos urbanos, perdendo para outras cidades da região que possuem mais recursos.

            Novas reuniões foram marcadas e inclusive visitas in loco pelos representantes do IEF, para conhecimento das áreas citadas em Santos Dumont.  Segundo Inácio, o destaque serão os estudos para captação de recursos e regularização de manejo das áreas, objetivando a vinda de compensação financeira dos créditos de carbono e royaltes ambientais, como temos direito pela legislação nacional.

Arquivos: