Terça, 12 de Agosto de 2025
Trânsito já operando com mão inglesa na passagem de nível da antiga Estação Central
Mão inglesa foi decisão da MRS e Prefeitura solicitou reforço na sinalização pertinente a segurança do tráfego
Já em uso no município, o trânsito operando em mão inglesa na passagem de nível da antiga estação. Depois que a MRS Logística concluiu a instalação e entrega da nova cancela automática no cruzamento ferroviário da Rua Cel. Severiano de Rezende, a mudança do tráfego fluindo pelo lado esquerdo da via, foi necessária para que houvesse espaço para colocação das cancelas em ambos os lados da rua.
Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, José Dória, a medida foi necessária, segundo os técnicos da MRS Logística e o município não teve como não acatar as justificativas da empresa. “Apesar de não usual, a mão inglesa é prevista no Código de Trânsito Brasileiro e a grande preocupação do prefeito Pacífico Júnior é com a segurança dos motoristas e dos pedestres,uma vez que essa passagem de nível é de intenso movimento de transeuntes”.
José Dória ressaltou que a nova cancela automática, implantada na passagem de nível, é equipada com sensores de aproximação de trens e sinalização luminosa e sonora, representando um avanço significativo na proteção de pedestres e motoristas. “Com a automatização do sistema, a resposta ao tráfego ferroviário se torna mais precisa, reduzindo riscos de colisões e melhorando o fluxo de veículos nas imediações da linha férrea”.
Apesar da utilização da mão inglesa ter gerado polêmica entre motoristas e a própria população, foi uma medida tomada pela empresa ferroviária na qual coube a Prefeitura somente acatar e fazer as ponderações necessárias quanto à sinalização adequada, visando causar menos transtornos até seu uso se tornar algo habitual na cidade.
O secretário José Dória explicou que acompanhou os estudos da MRS Logística e constantemente solicitou uma sinalização pertinente para a segurança do tráfego. Recentemente novas solicitações foram feitas junto a empresa, por intermédio do engenheiro Bernard Betim da Sá, no sentido de reforçara sinalização existente e divulgar o uso da mão inglesa, com mais pinturas no chão e colocação de mais placas para orientar os motoristas e pedestres, o que, segundo o engenheiro, está sendo providenciado. Até então, a MRS Logísticadesignou agentes de trânsito para fazer orientações no local das novas cancelas, auxiliando na adaptação da população”, enfatizou o secretário.
Arquivos: