Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Santos Dumont hoje

20º

10º

Terça, 12 de Agosto de 2025

Trânsito já operando com mão inglesa na passagem de nível da antiga Estação Central

Mão inglesa foi decisão da MRS e Prefeitura solicitou reforço na sinalização pertinente a segurança do tráfego

 

            Já em uso no município, o trânsito operando em mão inglesa  na passagem de nível da antiga estação. Depois que a MRS Logística concluiu a instalação e entrega da nova cancela automática no cruzamento ferroviário da Rua Cel. Severiano de Rezende, a mudança do tráfego fluindo pelo lado esquerdo da via, foi necessária para que houvesse espaço para colocação das cancelas em ambos os lados da rua.

            Segundo o secretário da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, José Dória, a medida foi necessária, segundo os técnicos da MRS Logística e o município não teve como não acatar as justificativas da empresa. “Apesar de não usual, a mão inglesa é prevista no Código de Trânsito Brasileiro e a grande preocupação do prefeito Pacífico Júnior é com a segurança dos motoristas e dos pedestres,uma vez que essa passagem de nível é de intenso movimento de transeuntes”.

            José Dória ressaltou que a nova cancela automática, implantada na passagem de nível, é equipada com sensores de aproximação de trens e sinalização luminosa e sonora, representando um avanço significativo na proteção de pedestres e motoristas. “Com a automatização do sistema, a resposta ao tráfego ferroviário se torna mais precisa, reduzindo riscos de colisões e melhorando o fluxo de veículos nas imediações da linha férrea”.

            Apesar da utilização da mão inglesa ter gerado polêmica entre motoristas e a própria população, foi uma medida tomada pela empresa ferroviária na qual coube a Prefeitura somente acatar e fazer as ponderações necessárias quanto à sinalização adequada, visando causar menos transtornos até seu uso se tornar algo habitual na cidade.

            O secretário José Dória explicou que acompanhou os estudos da MRS Logística e constantemente solicitou uma sinalização pertinente para a segurança do tráfego. Recentemente novas solicitações foram feitas junto a empresa, por intermédio do engenheiro Bernard Betim da Sá, no sentido de reforçara sinalização existente e divulgar o uso da  mão inglesa, com mais pinturas no chão e colocação de mais placas para orientar os motoristas e pedestres, o que, segundo o engenheiro, está sendo providenciado. Até então, a MRS Logísticadesignou agentes de trânsito para fazer orientações no local das novas cancelas, auxiliando na adaptação da população”, enfatizou o secretário.

 

Arquivos: